terça-feira, 12 de agosto de 2008

Millennium Challenge Account lança projectos de desenvolvimento em Moçambique

O Millennium Challenge Account Moçambique vai lançar até Dezembro concursos para a aplicação de diversos projectos de desenvolvimento nas zonas centro e norte do país, avaliados em 95 milhões de dólares, anunciou segnda-feira em Maputo fonte institucional.
De acordo com o director-geral do Millennium Challenge Account Moçambique, Paulo Fumane, os projectos abrangem os sectores de cadastro de terras e florestas, tratamento da doença dos palmares, melhoramento dos sistemas de gestão de abastecimento de água e recuperação de vias de acesso naquelas regiões moçambicanas.
Fumane adiantou que os trabalhos deverão arrancar este mês com a realização de estudos técnicos e de viabilidade financeira, sublinhando que o plano de implementação da instituição indica que, até Dezembro do corrente ano, todos os projectos actualmente em preparação serão finalizados.
Ainda este mês, disse, o Millennium Challenge Account Moçambique deverá lançar um concurso para o pacote de consultoria ao nível das empresas, destinado à realização de estudos de viabilidade técnica, económica e financeira dos projectos, num valor estimado em cerca de 78 milhões de dólares.
Na próxima quarta-feira, o Millennium Challenge Account Moçambique vai promover em Maputo uma conferência destinada à divulgação, junto do empresariado moçambicano, dos projectos em preparação, destacou a fonte.
O Millennium Challenge Account Moçambique - instituído em 2007, no contexto de um acordo assinado com o governo norte-americano para a implementação destes projectos - conta com um fundo global de mais de 500 milhões de dólares para serem usados em cinco anos. 

Sem comentários: