sexta-feira, 4 de julho de 2008

A CARTA DE UM TRABALHADOR DEFRAUDADO

MCEL, é uma grande empresa não ha dúvidas quanto a isso, só não vê quem não quer e quem faz questão de estar cego! Não sou nenhum entendido da matéria mas segundo informações que tem sido veiculadas pela imprensa, dizem a Mcel ser uma das únicas empresas Moçambicanas capaz de se locomover com seus próprios membros.
Sou membro desta família que se quer cada vez maior, não só por fazer uso dos seus bons serviços mas também por fazer parte do seu quadro de colaboradores, defacto sou um indivíduo de uma sorte impar entre tantos milhões de Moçambicanos, tenho a agradecer a Deus por estar ouvir as minhas preces, muito OBRIGADO.
Primeiro permitam tecer alguns comentários como cliente e colaborador desta ilustre empresa maior operadora de Moçambique e provavelmente uma das que mais lucro faz na região austral. Como cliente confesso que sou um fan incondicional da Mcel razão pela qual uso os seus serviços a 7 anos e nutro nisso algum orgulho e sentimento patriótico, contudo penso que a Mcel está a prestar péssimos serviços no verdadeiro sentido da palavra não sei porque razão, chego até a pensar que chegaram num patamar em que menos um cliente ou dois não fazem falta ou já se aperceberam que o Moçambicano é um escravo do sofrimento, sabem que mesmo tendo problemas técnicos que afectem o fornecimento dos serviços durante um mês os seus clientes não os largarão, tenho a dizer MUITO CUIDADO SENHORES ADMINISTRADORES COM A COMODIDADE,está mais que provado que os clientes gostam de coisas novas é só preciso que alguem os leve a conhecer o novo. Falo não só na qualidade de cliente mas também como um patriota ferveroso que sou. To em crer que a Mcel já se apercebeu da agressividade da concorrente, confesso que já to a ser tentado a experimentar os serviços deles e como sabem a primeira imprensão é que nos marca imaginem que sou bem atendido, quantos amigos tenho, para não falar de familiares e conhecidos, pensem o quão a minha ida a concorrente pode influenciar os outros, provavelmente voçes nem se apercebam devido a grande família de clientes que tem, mas mais uma vez CUIDADO DE GRÃO EM GRÃO A GALINHA ENCHE O PAPO.
Como cliente estou saturado dos nºs inválidos, network busy; ligue mais tarde; disligue telefone e volta liagar; estamos com problemas de sistema; compro uma recarga porque tenho algo urgente para resolver ou comunicar e não posso usar pois a recarga espera activação ou recarreguei e o valor não foi acreditado na minha conta e se for de noite “queira por favor aguardar até amanhã apartir das 8:00h iremos repor o valor” POR FAVOR!!!!!!!!!!!!!! Não preciso dizer que isto tira do sério, até o PAPA seria capaz de proferir palavras obscenas num momento destes. Na qualidade de cliente não me interessa o porquê destas situações, interessa-me sim ter um serviço de qualidade pois pago para fazer uso e por aquilo que se paga a que se fazer exigências! Muita pena em Moçambique não haver uma liga ou instituição que protege os direitos do consumidor ou faz controle de qualidade, caso exista não se faz sentir o efeito, a empresas como a Mcel e outras que veem este aspecto como secundário preocupando-se apenas com lucros a qualquer custo podem dar-se por feliz. Mas mais uma vez o Moçambicano está a acordar, está a ficar cada vez mais letrado e decerto que isto está em contagem regressiva. Aproveitem que o tempo das vacas magras se aproxima.

Como trabalhador da Mcel eu aprendí a compreender estes problemas e a resolve-los, nem todos pois estou numa posição de elo de ligação entre o cliente e a empresa, sou o pára-choques da ilustre Mcel. Sou aquele que nunca tem palavra na empresa, aquele que é marginalizado, aquele com o pior salário, aquele que estão a procura de afastá-lo da empresa ou seja entrega-lo a um consorcio pois aumenta o nº de colaboradores, sou aquele está sobre pressão de ameaças ao mais alto nível, eu sou, eu não sou ninguém, sou o lixo da Mcel. Frustração é o resumo do ser dos atendedores da linha de cliente, mas nós é que procuramos este emprego e temos que nos submeter a estas condições enquanto não arranjamos algo melhor, decerto essa é opinião dos recursos humanos.CC TEAM, dont you sleep! Sei que ha muitos na sorna, que se contentam com pouco e só veem ” mcel linha do cliente fulano X com quem tenho prazer de falar” com o mísero salário.



Exmo Senhor Director Benjamin
Perdoa-nos pela ousadia,mas esta é a única maneira de fazer chegar o nosso pensamento sem correr o risco de ser perseguidos e ser “persona no grata” e confessamos que nutrimos muita admiração pela sua pessoa, sua simplicidade porém achomo-lo um líder que não está cometido com a causa dos seus subordinados se não com dos administradores da Mcel, quero acreditar que o Director tenha bons planos, provavelmente os seus superiores não estão a deixar trabalhar como devia ser. Nós precisamos de alguém que defenda os nossos interesses, não só do patronado, quero deixar bem claro que não existe nenhuma guerra no CC apenas algumas incompatibilidades que talves se ouvesse explicação ja teriam sido perfeitamente compreendidas.
Permita-nos Senhor Director saber qual o critério que foi usado para aumentar o nº de chamadas de 4000 que já são muitas para 5000? Senhor Director nós trabalhamos para poder sobreviver,mas o que esta a acontecer neste momento é que nos vivemos para trabalhar, mesmo nos dias de folga estamos no CC, humanamente falando acha isso correcto? Senhor Director porque a direccção só se preocupa em aumentar o incentivo, nunca o salário base, o incentivo é um valor que a qualquer momento nos pode ser retirado. Nós não estamos preocupados com o incenivo, o que nos preocupa mesmo é o salário base que é uma lastima, péssimo como nunca e inadimissível numa empresa que lucra como a Mcel Convido ao senhor Director a analisar esta situação que nos preocupa muito. Senhor Director o porquê da inflexibilidade quando se trata de resolver questões relacionadas com CC, se a memória não me trai o senhor também é responsável pelo grupo das lojas e que eu saiba já se fez um reajusto salarial, porque o CC é marginalizado? Senhor Director No CC não se vive um bom clima de trabalho, convido-o também constatar esta situação deplorável, ameaças constantes aos trabalhadores, estamos a falar de pessoas que são movidas de sentimento, não de máquinas emplementadoras, convido-o a rever as formas de repreensão que são questionáveis e não existe nada de pedagógico nelas, que saibamos a repreensão leva consigo a função pedagógica. Aliás esta situação de clima de tensão foi provocada pelo senhor Director, com todo o respeito que lhe é devido, não existe pior coisa que uma equipa olhar o seu lider como alguem alheio aos seus problemas, sentimentos, isso é de todo muito péssimo, pois há uma desacreditação da sua pessoa e suas acções. Uma mudança de postura precisa-se senhor Director, não estão em caausa as suas qualidades pois já nos provou que é capaz de mudar a situação para melhor. Felicita-lo pelo trabalho que fez para que houvesse uma reduzida drástica de chamadas abandonadas muito embora isso não tenha sido acompanhado de um salário justo ao trabalho que se faz e sabemos que o Director sabe-lo muito bem. Aproveitar dizer ao senhor Director que a explicação do porque dos trabalhadores CC e lojas não poderem receber mais bonus anual apartir do próximo ano não ficou clara, pois segundo a explicação temos outros departamentos que recebem incentivos como o corporate, corrija-nos caso estejamos errados, mas a verdade é que paira-nos essa grande dúvida. Temos em mente que a empresa não tem nenhuma obrigação de dar bónus aos trabalhadores fa-lo de boa vontade mas caso o faça que dê a todos sem nenhum tipo de descriminação pois isso não é saudavel para o ambiente de trabalho pois aparenta haver trabalhadores com mais importância que os outros e que se saiba nos formamos um efeito de sinergia, somos um sistema em que os elementos estão interligados. Caso analise o salário dos outros departamento corresponde ao nosso salário base e incentivo creio que nunca tenha analisado a situação deste modo.

À ADMINISTRAÇÃO DA MCEL
Acho muito bom que a empresa invista na sua imagem, e abrace causas sociais, aliás a empresa deve dividir os lucros com a sociedade. Penso que deviam olhar também para os vossos trabalhadores, não só pagar muito dinheiro aos músicos, fazer grandes publicidades, fazer grandes patrocínios e fazer grandes espectaculos para vender uma imagem que já é muito boa, pensem também nos vossos trabalhadores afinal de contas eles que é fazem esses rios de dinheiros que são no meu ponto de vista pessimamente distribuidos, pensem especialmente no salários dos trabalhadores pára- choques (lojas e linha do cliente), sem querer de alguma maneira dizer que os outros sectores são menos importantes mas porque esses sectores são os que detém o salário mais baixo, isso não é segredo. Senhores administradores não vão bem os de frente se os de trás vão mal e isso reflecte-se na prestação de serviços. O que vale ter uma grande imagem fora se os fazedores dessa imagem vivem de sopas, e o dia de salários é o mais triste que enfrentam no mês? preocupam-se mais com aparências, comprar carros novos de luxo de preferência o último grito para empresa que na sua maioria ficam estacionados no parque, mudar de imagem, isso não ajuda a empresa a crescer de modo algum, invistam em computadores novos e de ultima geração para que possamos responder às exigências do cliente que mete dinheiro na empresa. Constatem com vossos próprios olhos os computadores que foram montados na loja do shopping da baixa, sinceramente!!! Mais uma vez pensem nesse tipo de administração, será isso mesmo que procuram?! Equipem o IT,CC, BILLING, LOJAS, com material moderno para que haja rapidez e eficiência que é um grande dêfice na nossa iluistre Mcel, procurem melhorar a qualidade de rede, a rapidez do processamento do nosso sistema que é péssimo falo com conhecimento de causa.
Caros administradores pautem também pela meritocracia na empresa, como é que se explica que na loja do shopping tenham trabalhadores com falta de experiência, não seria o CC o melhor sitio para recrutar trabalhadores com experiência naquele tipo de serviços? existe alguem mais preparado que um trabalhador do CC no que tange a conhecer o sistema e dar informação ao cliente? São mesmo questionáveis o métodos de incerssão mas creio que um dia darão valor ao mérito. Quero acreditar que não existem empresas que não tenham problemas de administração mas esse tipo de problemas que são aqui relatados não são do nível duma empresa grandiosa como a nossa. Não me interpretem mal não quero suscitar nenhum tipo de descontentamento contra a administração da Mcel, mas este foi o único meio de fazer chegar a mensagem de um trabalhador fatigado que chega sempre cansado sem tempo para amar as pessoas que tem ao lado, dedicado quase nunca compensado.
Espero que esteja a contribuir para uma mudança positiva nesta grandiosa empresa, sei que muitos devem estar a dizer que este tipo é um descontente que quer minar o clima ou desacreditar a direcção mas creio que tudo que aqui está escrito é o mais puro e infelizmente vive-se na Mcel no departamento customer care (CC), só não vê quem não quer. Quero desde já pedir as sinceras desculpas se tiver de alguma maneira ferido sensibilidades de alguém, foi de todo sem intenção,mas que precisava dizer isto precisa é que tudo tem o seu estado de ebolição este foi o meu estado.
Aos judas e lambe botas do CC, esses lhes desejo sucessos! e lamber botas não é digno de um homem, por vezes é preciso lamber a bota até ficar bem brilhante a ponto de espelhar-se ai se aperceberão do papel triste que fazem. Mas cada um evolue como quer, continuem a fazer 15h horas de trabalho por dia o que significa 15hx21dias, quando devia ser 8hx21dias, façam os calculos, é defacto assustador tudo por causa de um mísero incentivo, mas um dia terão o que procuram. O homem só dá valor a sua vida quando está prestes a perde-la. Quantos já foram ajudados pela direcção a corrigir problemas de audição, vista, fadiga e mais, por favor quem lembrar-se de algo do género que envie uma resposta este inderesso.PSI: O importante não é procurarem o autor deste desabafo mas sim preocupem-se com o conteudo do mesmo,sei que devem estar a fazer especulações ao invez de resolverem esta triste realidade.Caros colegas não durmam procurem alternativas,está mais que claro que não estão preocupados com o CC e camarão que dorme acorda na frigideira bem torado!quem quiser trocar impressões poderá faze-lo através deste correio electrónico: frustradomcelcc@gmail.com.br

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