segunda-feira, 28 de julho de 2008

Presidente iraniano quer partilhar "base comum" com o Ocidente

O Presidente iraniano indicou, numa entrevista difundida hoje pela cadeia de televisão NBC, que se os Estados Unidos tiverem uma nova abordagem em relação ao Irão, então nesse caso Teerão irá responder positivamente. Mahmoud Ahmadinejad indicou igualmente que quer partilhar uma “base comum” com o Ocidente.
Falando a menos de uma semana do fim do prazo para a resposta de Teerão ao pacote de incentivos oferecido pelo grupo composto pelos EUA, China, Rússia, Reino Unido, França e Alemanha (G-6), Ahmadinejad disse à televisão americana que um acordo com o Ocidente depende na sinceridade de uma mudança da abordagem dos EUA face a Teerão.
Os responsáveis ocidentais indicaram que depois do encontro, em Genebra, entre o negociador do dossier nuclear iraniano com o chefe da diplomacia europeia, no dia 19 de Julho, que Teerão teria duas semanas para responder à oferta ocidental do congelamento de novas sanções internacionais contra o país, em troca do congelamento do programa nuclear iraniano. 
O prazo para uma resposta termina no sábado. “Eles ofereceram um pacote [de incentivos] e nós respondemos com o nosso próprio pacote”, disse Ahmadinejad, falando à NBC por intermédio de um tradutor, numa entrevista que a estação de televisão difundiu hoje.
“É muito natural. Num primeiro momento, vamos negociar os itens que tenham uma base comum nos dois pacotes. Se as duas partes conseguirem chegar a um acordo, isso irá ajudar-nos a trabalhar sobre as nossas diferenças, a fim de chegarmos a um acordo”.
Ahmadinejad negou mais uma vez que o Irão esteja a tentar conceber a bomba atómica, tendo dito que as armas nucleares estão desactualizadas. 
Ahmadinejad disse ainda à NBC: “A questão principal aqui é saber se isto [a oferta do pacote de incentivos] é a continuação da antiga abordagem, ou se é uma abordagem totalmente nova. Se isto é a continuação do processo antigo, o povo iraniano precisa de defender os seus direitos e os seus interesses”, disse. “Mas se a abordagem mudar, nesse caso estaremos perante uma nova situação e a resposta do povo iraniano será positiva”. 
Os Estados Unidos alertaram o Irão para a possibilidade de enfrentarem sanções mais pesadas se Teerão não cumprir o prazo. Washington não afasta a possibilidade de levar a cabo uma acção militar, se a diplomacia falhar.

Sem comentários: