terça-feira, 8 de julho de 2008

Cidadãos não confiam na DIC e está instalado o caos

Só na Direcção de Identificação Civil (DIC) – Sede, estão mais de 5.000 Bilhetes de Identidade à espera de serem levantados. A opinião de cidadãos por nós ouvidos é de que as pessoas não reconhecem credibilidade aos serviços da DIC. Já não têm esperança de ver seus documentos emitidos, portanto não mais vão reclamar seus BI´s depois de tratarem de tudo na Direcção de Identificação Civil (DIC). O Director Nacional de Identificação Civil, Hélder dos Santos, recusa-se a falar sobre o assunto.
Obter o Bilhete de Identidade (BI), o documento oficial concebido para a identificação dos cidadãos nacionais em Moçambique, é um verdadeiro martírio. Cidadãos permanecem anos com recibos de pedido de BI, depois de terem submetido o pedido junto da Direcção Nacional de Identificação Civil (DIC), enquanto o tempo máximo estabelecido para a emissão deste documento é de 90 dias. Mesmo reconhecendo estes factos, as autoridades incumbidas de emitir este documento nunca se dignam a dar alguma explicação sobre a morosidade que se verifica no processo da emissão dos BI´s, e agora são os cidadãos que já não querem mais ir levantar os seus documentos nos postos da DIC. Na ponte-cais da cidade de Inhambane estão afixadas as listas dos cidadãos que têm os seus BI´s já emitidos e arquivados nas gavetas da DIC local, à espera de levantamento, observou o nosso repórter numa passagem recente por aquela cidade. O número de BI´s que estão a espera de levantamento na DIC local é de três mil e duzentos e vinte sete (3227). Ficamos a saber na mesma ocasião que "as listas de BI´s à espera de levantamento são afixadas passados seis meses depois dos pedidos terem chegado à DIC local". A informação foi nos passada por uma funcionária da DIC de Inhambane. A situação que se verifica em Inhambane sucede também na DIC-Sede, em Maputo. Aqui estão afixadas listas de dois mil e duzentos e noventa e sete (2.297) que esperam pelo seu levantamento das gavetas da DIC. De notar que nas das listas afixadas na DIC em Maputo há algumas observações que indicam alguns BI´s já caducados.
Cidadãos dizem que não acreditam na DIC
Alguns cidadãos ouvidos pelos mesmo à porta da DIC em Maputo, estavam ali à procura dos serviços daquela instituição. Opinaram que “o que leva as pessoas a não levantar os seus documentos é que já não crêem mais na seriedade da DIC”. “Preferem ficar com os recibos, ao invés de ir sempre a DIC para ouvir que o seu BI ainda não saiu”, disse-nos Albertina Banze que diz estar a espera do BI há mais de 18 meses. Albino Sengo é um outro cidadão que diz estar à espera de BI “há muito tempo”. “Não falta muito que eu também vou parar de me deslocar aqui para ver se saiu o meu BI, que nunca sai”, disse aborrecido. Em jeito de desabafo e de gozo, outro cidadão de nome Manuel Langa, disse que “daqui vou pedir a emissão de cartão de membro da Frelimo, que passará ser a minha identidade”. “Tenho a certeza de que terei o cartão dentro de duas semanas”, comenta em tom irritado e ri-se.
Hélder dos Santos recusa-se a falar do assunto
Contactado para explicar o que se passa no processo de emissão dos Bilhetes de Identidade que está a ser muito lento, criando enormes constrangimento aos cidadãos, o Director Nacional de Identificação Civil, Hélder dos Santos, preferiu não se pronunciar. “Não tenho nada a dizer, não posso comentar nada”, disse em contacto telefónico. Hélder dos Santos negou também falar do novo BI que foi aprovado pela 8ª sessão de Conselho de Ministros, a 01 de Abril do corrente ano. “Sobre o novo BI… também não tenho nada a dizer, nem quando é que começará a sua emissão, nem nada. Me desculpe, mas não sou a pessoa indicada”, disse o Director Nacional de Identificação Cívil, Hélder dos Santos. Perante a insistência do autor deste artigo, o Director da DIC acabou dizendo: "procure falar com dr. Ilídio Miguel, talvez ele lhe diga algo. Ele é que o porta-voz do Ministério do Interior”.

Sem comentários: