sexta-feira, 4 de julho de 2008

A pública mCel está a entregar o coelho ao bandido?...aqui se não há cheira gato!

Um dia fiquei a saber que o PCA da mCel, empresa pública de telefonia móvel havia sido exonerado e substituido. Fiquei de boca aberta porque conheço a maxima que diz em equipa ganhadora não se mexe. De facto todo mundo sabe que a empresa pública moçambicana de telefonia móvel vinha dando um "baile" a sua rival privada de origem sul africana. E isso era bom porque significava que o Estado ao invez de estar sempre a olhar para os nossos salários para nos discontar e se financiar ja tinha outras fontes públicas bem rentáveis onde podia "pegar o coelho". Recentemnete reparei também que de noite para dia a agencia publicitária que trabalhava com a mCel, a Golo, havia trocado de lado passando a fazer os "spots tudo-bom da vodacom" e a DDB que era a agencia da Vodacom passou a trabalhar com a mCel e transpareceu que esta tudo bom. Eu me pergunto: alguém quer tramar mCel? Quem? Porque?
Como é que se tira um PCA que mostrou serviço e colocou a mCel como uma empresa altamente competitiva e lucrativa? Que motivo plausível pode justificar a troca duma agencia que mostrou serviço e ajudou a mcel a ter os milhões de clientes por outra que não conseguiu ajudar a sua rival a deixar de ver estrelas? Não sei nada do que está por detrás do que se esta a passar... eu estou apenas a me questinar com base em factos estranhos visíveis que so não ve quem teima em ser cego.

Um dia vi e ouvi um responsável da mcel na stv a dizer que a mCel irria apagar seus spots nos murros e pinta-los como estavam originalmente como forma de contribuir para devolução da beleza das urbes no cumprimento do seu papel social. Estranha mas boa decisão e boa ideia...também achei que era demais e que a urbe estava a virar um panflecto da mcel. Porém, um dia vinha conduzindo e vi uma cena caricata na zona do hospital José Macamo...os muros que antes estavam pintados de amarelo e com escrita "estamos juntos" derepente estavam a mudar de cor para azul, e com a escita "está tudo bom". Quer dizer ao invéz de se retirar os amarelos berrantes e se devolver a pintura original aos murros, parece que a mcel está a ceder voluntariamente as paredes para a sua rival pinta-las de azul...isto não parece estar tudo bom.

Semana passada...eu ia a passar pela portagem e reparei que havia uma equipa a remover as placas publicitárias da mCel...eu disse para mim. A mcel quer reagir a crescente robustez da companhia azul. Pensei que fossem colocar ali outro painel, maior e mais sofisticado para mostrar quem é patrão. Enganei-me. Dois dias depois os paineis publicitários da mCel na portagem haviam sido removidos e substituidos pelos paineis azius da Vodacom...o que é isso? O que esta acontecer com a empresa pública de telefonia móvel? Quem quer tramar a mcel? A mcel também parece não se importar aliás, até parece que está a colaborar e "esta tudo bom". Outro dia recebo uma chamada de um amigo que trabalha no sector público e derepente verifiquei que seu numero embora mantivesse a extensão havia trocado de prefixo. Perguntei se havia visto alguma vantagem em trocar de prefixo e respondeu...é cell do serviço...mandaram-nos trocar...é tudo.

Eu não tenho nada contra o aumento da agressividade e rebustez da empresa privada de telefonia móvel nem questiono seus métodos... É uma epresa e o mercado é uma selva em que cada um pega o seu coelho da forma que melhor lhe convier. O que me incomoda é essa sensação de a empresa publica parece ter decidido colaborar ou deixar a outra andar cedendo seus espaços de imagem e coelhos para a rival...mas faria isso a favor de que e de quem? Cavalherismo empresarial?

O que me preocupa é que a mCel como empresa publica é também minha empresa porque sou contribuinte neste país. Mensalmente, querendo como não, o estado tira parte de meu suor (salario em forma de IRPS e INSS) para engrossar o seu orçamento. Se as empresas publicas forem muito lucrativas o estado podera reduzir ,ou pelo menos manter, a pressão sobre o meu salário. Mas se as empresas públicas forem ineficientes que vai pagar depois a factura somos nós os contribuintes que poderemos sofrer cargas fiscais para financiar o Estado. Não é assim que pagamos a factura da TVM, RM etc?

Alias num jornal domingo de umas semanas atrás em primeira pagina denunciava esquemas de drenagem de bilões na mCel...o nosso dinheiro esá a ser roubado e a nossa empresa esta a ser sabotada.

Para o caso da mCel...pela forma como as coisas estranhas estão a acontecer até parece que ela mesma esta a colaborara para que "tudo fique bom". Parece que a mCel está interessada em reduzir sua visibilidade, protagonismo e ceder os espaço de imagem a concorrentes. Porque? Para que? Tomara que eu esteja enganado...mas com tantas "coincidencias em série" até um ignorante não precisa fazer esforço para começar a ver gatos em vez de coelhos. Aliás ja é tema de muita papo na rua e no chapa....

Sem comentários: